um Sistema 360 de Análise Colaborativa e Avaliação Contínua


Um sistema 360 de análise colaborativa e avaliação contínua, em que todos são avaliadores, todos são avaliados e todas as avaliações contam.

E se avaliar não for apenas um privilégio de alguns mas de todos, e a avaliação e o feedback for uma constante ao serviço da cooperação nas equipas?

MAIS SOBRE ESTA FERRAMENTA

O Cirvalue 360 é um Sistema 360° de análise colaborativa e avaliação contínua, servido por uma aplicação ‘web’ residente na ‘cloud’.

Isto significa que pode aceder de qualquer lugar a qualquer hora para rever ou atualizar a avaliação de qualquer um dos seus avaliados ou enviar um comentário.

É um sistema 360° em que cada colaborador escolhe quem quer avaliar, assumindo assim um papel central, tornando todos os colaboradores da empresa em potenciais avaliadores, mas também em potenciais avaliados.

É contínuo porque estará disponível para atualizar as suas avaliações 24 horas por dia, 365 dias por ano, definindo a empresa para cada ciclo avaliativo, qual a periodicidade com que quer que o sistema grave as avaliações atuais (diário/semanal/quinzenal/mensal/trimestral/semestral).

Para que as avaliações estejam sustentadas em evidências, o sistema permite ainda gravar notas pessoais sobre o desempenho de cada avaliado, ou enviar a esse avaliado um comentário sobre o seu comportamento ou desempenho, o que o torna numa potente ferramenta de feedback e análise colaborativa.

COMO FUNCIONA O CIRVALUE 360?

O Cirvalue 360 permite contar com uma comunidade de avaliadores que ultrapassa os próprios limites da empresa, abrindo a possibilidade de integrar na avaliação, para além de qualquer colaborador da empresa, clientes, parceiros, mentores ou coachers, etc.

Cada colaborador escolhe quem vai avaliar, indicando o papel que esse avaliado tem relativamente a si, ou seja se é sua chefia direta, subordinado, colega de equipa, etc.

Chamamos a isto definir o “protocolo de avaliação” relativamente a cada avaliado.

Para cada protocolo de avaliação a empresa terá definido livremente um modelo de avaliação, constituído por 4 fatores, cada um com 3 parâmetros de avaliação, resultando em 12 dimensões possíveis de avaliação servidas por pequenos descritivos de ancoragem.

Os modelos de avaliação são livremente definidos pela empresa, mas o Cirvalue apresenta sugestões pré-configuradas que poderá adotar ou adaptar.

COMO AVALIO NO CIRVALUE 360?

O Cirvalue 360 baseia-se em 3 círculos de valor.

Avaliar no Cirvalue é tão fácil como arrastar o icon correspondente a cada dimensão de avaliação para um dos 3 círculos, ou para um dos espaços entre eles.

Quanto mais perto do centro mais valorizamos a avaliação na dimensão em causa.

A escala de avaliação do Cirvalue tem assim 7 (sete) hipóteses de avaliação, que a aplicação valoriza crescentemente, quanto mais perto do centro estiver.

Depois de efetuar a primeira avaliação, esta permanece aberta até ao fim do ciclo, podendo ser alterada/atualizada em qualquer momento.

De acordo com a periodicidade que tenha sido definida para o ciclo em curso, o sistema gravará as avaliações no momento.

Cada protocolo de avaliação foi ponderado pela empresa com um determinado peso, e a avaliação de cada um é sempre a média ponderada das avaliações gravadas até ao momento.

POSSO CONSULTAR AVALIAÇÕES ANTERIORES?

Claro que sim!

No menu “Visualizar” pode ver a posição atual da avaliação em qualquer dos protocolos de avaliação e a avaliação máxima e mínima em cada dimensão.

Pode também ver, no menu “Histórico” a evolução das avaliações gravadas desde o início e a avaliação média atual, tanto para a avaliação 360 agregada como para qualquer protocolo especifico.

COMO SE PROCESSA O FEEDBACK?

Usando o menu “Comentários” pode em qualquer momento tomar uma nota pessoal (comentário privado) sobre o comportamento ou desempenho de qualquer avaliado, ou optar por lhe enviar um comentário.

Os comentários que podem ser positivos, negativos ou neutros, podem por exemplo referir-se a incidentes críticos ocorridos, elogios, ou serem mensagens de alerta ou de encorajamento

Par facilitar e incentivar o feedback frequente, o envio de comentários, inclui-se nos écrans avaliar e visualizar em conjunto de ícones para “atalhar” o caminho e tornar mais rápido escrever e emitir comentários.

O titulo e texto do comentário é livre e da inteira responsabilidade de cada um, mas o destinatário saberá sempre de quem vem o comentário.

Os comentários recebidos por cada um são-lhe apresentados por ordem de receção, com o mais recente à cabeça, podendo este filtrar para ver todos, apenas os positivos, negativos ou neutros, ou ainda filtrar apenas os comentários entre si e um determinado avaliador ou avaliado.

Pode também aceder aos comentários clicando no ícone que, no gráfico do histórico, lhe assinala a existência de comentários num determinado momento.

UMA SÍNTESE PARA CONSTAR NO PROCESSO INDIVIDUAL

No menu “Síntese” pode ainda obter, em qualquer momento, uma síntese imprimível das diversas avaliações de qualquer colaborador, nesse momento;

Inclui a possibilidade de registar e guardar comentários gerais e objetivos de melhoria acordados;

Este documento, para além de facilitar análises e reuniões entre avaliadores e avaliados, é útil para constar em arquivos nos processos individuais dos colaboradores.

O CIRVALUE 360 É SEGURO?

O Cirvalue funciona com as comunicações encriptadas através de um protocolo SSL.

A administração do sistema caberá a um elemento da empresa cliente, nomeado para o efeito.

Para além disso todos os utilizadores acedem através de um ‘username’ personalizado e uma ‘password’ secreta que poderão alterar em qualquer momento.

A primeira vez que acede em cada ciclo, cada utilizador é confrontado com uma informação relativa a questões de privacidade e proteção de dados pessoais.

Deverá assinalar que leu e compreendeu essas informação, e poderá dar ou não permissão para que a sua foto apareça para facilitar a sua identificação.

A foto pode ser carregada pelo utilizador e alterada em qualquer momento.

A autorização relativa à foto pode ser revogada em qualquer altura (a foto desaparecerá), e a informação relativa a privacidade consultada a todo o tempo.

No final de cada ano a base de dados da avaliação será entregue à empresa cliente, num formato legível, sendo apagada do servidor do Cirvalue a menos que a empresa cliente pretenda que continue disponível.

QUE FACILIDADES DE ADMINISTRAÇÃO PROPORCIONA?

O Cirvalue 360 inclui uma série de operações concebidas para facilitar a administração da ferramenta:

  • Possibilidade de personalizar a aplicação com logo da empresa
  • Criar, alterar, ativar ou desativar utilizadores
  • Criar e gerir ciclos de avaliação, ativá-los ou desativá-los, e “clonar” ciclos podendo ou não importar as últimas avaliações (por exemplo para iniciar um novo ciclo anual com as últimas avaliações do ano anterior)
  • Usar modelos de dimensões a avaliar sugeridas pela aplicação ou criar/adaptar os seus próprios modelos
  • Ver, pré-formatar ou alterar centralmente protocolos de avaliação entre utilizadores
  • Exportar para excel um mapa síntese com avaliações individuais
  • Exportar para excel a matriz de protocolos entre avaliadores
  • Importar utilizadores a partir de folhas de excel
  • Inclui ainda um manual do administrador com instruções detalhadas que dispensam formação